As mães estão ligadas aos seus filhos principalmente por amor e proteção.

Por conta disso, a base destes relacionamentos vêm destes laços de afeto.

Como todos os sentimentos são criações e produtos da Vida, isto é, o ser humano não gera tais sensações, isso significa que somos somente capazes de acessar ou não tais sensações.

Fomos ensinados e educados para acreditar que os outros e as situações são as causas de nossos sentimentos, sejam de felicidade ou sofrimento, então associamos isso às pessoas e aos fatos. Desse modo é por isso que queremos estar perto de pessoas ou situações que sentimos bem e nos afastar das que sentimos mal. E a verdade é que estes comportamentos ou situações nos mostram que essas sensações já existem, diante deles percebemos melhor o que está resolvido ou não resolvido.

Por conta deste entendimento desvirtuado ao longo dos tempos, desenvolveu-se uma dependência emocional nesta convivência.

O exercício abaixo tem como objetivo transformar essas relações em maior independência e liberdade.

Exercício

O exercício deve ser realizado do início ao fim diante de um filho (a) por vez.

1) Identificar o sentimento diante de seu filho. Perceba em qual parte do seu corpo este sentimento se encontra, ex. no coração, garganta, cabeça, etc.

2) Se for um sentimento agradável de amor, paz, entenda que essas sensações se devem ao fato da sua capacidade de sentir e de acessar estas sensações. Este entendimento é fundamental para que possamos agir coerentemente e assim fazermos escolhas e termos atitudes melhores.

3) Diga a você mesma: As sensações que estou sentindo neste momento (ex. no coração, na garganta ou abdômen) não vêm dos meus filhos. Essas sensações mostram a minha capacidade de sentir, partes de mim resolvidas onde há amor e paz.

4) Quando você pensar em seus filhos e sentir um sentimento vazio ou sentir que está faltando Graça, lembre-se de alguma situação em que eles estão presentes e vocês viveram momentos alegres e de contentamento. Diga a você mesma: esta sensação de vazio é porque associei os sentimentos de alegria e contentamento a eles e que à partir de agora entendo que essas sensações que sinto na presença deles é para me lembrar da minha capacidade de sentir e que também são partes de mim resolvidas e leves.

Faça este exercício até que sinta preenchida por sentimentos de bem-estar e tranquilidade, mesmo quando eles não estiverem presentes fisicamente.

Compartilhe esse Post!

Posts recentes